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Por uma utilização criteriosa dos recursos digitais em contextos educativos
por Admin PTE1 - Segunda, 17 Março 2014, 18:06
 
Por uma utilização criteriosa dos recursos digitais em contextos educativos
Um balanço de investigações recentes


A utilização de recursos digitais nas escolas tem contribuído para o desenvolvimento de novos processos de ensino-aprendizagem, com características eventualmente mais motivadoras e eficazes. Contudo, neste processo de integração de novas ferramentas, o carácter de novidade pode levar a descurar uma avaliação profunda e sustentada sobre as vantagens e desvantagens do uso do digital em contexto educativo, o que, a médio e longo prazo, pode ter consequências imprevisíveis.

Por isso, o ORE - Observatório dos Recursos Educativos analisou um importante conjunto de trabalhos de investigação internacionais dedicados a esta temática, procurando aferir as vantagens e desvantagens que decorrem do uso, na sala de aula, de computadores pessoais e de outros instrumentos educativos homólogos, como tablets ou telemóveis com acesso à Internet. A necessidade de esclarecer os prós e contras do uso deste tipo de tecnologias em contextos educativos formais, num momento em que a sua democratização é crescente, justifica a atenção de professores, educadores, pais e decisores em relação aos alertas que estão retratados no estudo "Por uma utilização crítica dos recursos digitais em contextos educativos - um balanço de investigações recentes", da responsabilidade do ORE.

Com este estudo, cujas recomendações apontam para uma utilização criteriosa e harmoniosa do suporte digital em ambiente educativo, o ORE abre o debate em Portugal sobre esta matéria, convocando os agentes educativos para projetos de pesquisa que, com rigor científico, aprofundem o que se passa, em termos de fundamentos e efeitos, no que respeita ao uso das tecnologias virtuais na sua correlação com os outros recursos educativos.
http://www.ore.org.pt/observatorio/estudos.aspx?contentid=E96B63AD1212639BE0400A0AB8007584&lang=pt


O citado estudo está disponível aqui